quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Sistema Prisional Brasileiro



A situação do sistema penitenciário no Brasil deixa a desejar para quem visualiza esse método como a única forma de regeneração para detentos que cometem algum delito. A maioria das penitenciárias estão em decadência com superlotação de presos, onde vivem tumultuados dentro de uma pequena cela, muitas vezes em condições sub-humanas. Detentos com o tempo ocioso e sem nenhuma perspectiva profissional para recuperar de alguma forma sua auto-estima faz com que o sistema prisional perca o seu propósito de regenerar e encaminhar para a sociedade um ser humano com uma boa conduta.
A Psicóloga Maria Claudia, afirma que esse problema pode ser solucionado, implantando dentro das penitenciárias programas educacionais, “A medida que o preso tem a educação sua possibilidade de reincidencia é pequena,Disse ela.
Para a psicóloga, apenas 10% das penitenciárias , apresentam um perfil que busca recuperar o preso, mas a grande maioria não tem esse suporte para essa medida.Ressaltou ainda, que o acompanhamento Psicológico daria aos detentos uma grande possibilidade de retornarem a sociedade como cidadãos de bem. Sem vontade alguma do retorno ao mundo do crime.


Deputado Ricardo Quirino

“De fato, o acompanhamento psicológico associado ao trabalho de educação, como enfatiza a Professora Claudia, é sim uma forma de racionalização. A Professora Claudia fala com autoridade e grande conhecimento de causa, devido aos anos de experiência no contato direto com aqueles que estão sobre a guarda da lei. Isso mostra que ela também é uma “Mulher” que tem um trabalho e um olhar diferenciado”



Psicóloga Maria Claudia Capuano Vilar é Psicóloga e professora na Faculdade Alvorada é uma Mulher com olhar diferenciado.

Por Socorro Araujo
Publicado por Wagner Alves

3 comentários:

Anônimo disse...

O sistema carcerário no Brasil, há muito tempo, está em uma situação insustentável. Mas isso deve-se não somente ao fato dos presídios estarem superlotados e sim também à falta de investimento e de políticas sociais nesse setor. Atualmente, as penitenciárias são tratadas apenas como forma de privação da liberdade e não como meio de ressocialização e regeneração do detento.

Flare disse...

Infelizmente essa é a triste realidade do Brasil. São poucos os presidios que oferem incentivos pra quem já cometeu algum tipo de crime para retornar a sociedade como um cidadão de bem. A maioria dos presidios são mais uma escola do crime do que um lugar para regeneração. Super lotação e condições sub humanas só causa revolta.
Parabéns Socorro pela matéria, adorei a abordagem do assunto.

FERNANDINHA disse...

HÁ UMA DECADÊNCIA SIGNIFICATIVA NO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO DEVIDO À FALTA DE ATENÇÃO DA MAIORIA DAS AUTORIDADES VIABILISANDO A NECESSIDADE DE RECURSOS, IMPLANTANDO E INVESTINDO NA EDUCAÇÃO, CURSOS DE MELHORIA PARA UMA FUTURA SOCIALIZAÇÃO, RESGATANDO ASSIM OS VALORES E A MOTIVAÇÃO PARA UMA INTEGRAÇÃO DIGNA.

Postar um comentário

Clique na foto para saber mais