quinta-feira, março 08, 2012

Uma importante reflexão no Dia Internacional da Mulher


BRASÍLIA (DF) – Para a presidente nacional do PRB Mulher, deputada estadual Rosangela Gomes (RJ), o Dia Internacional da Mulher é um bom momento para a conscientização da participação feminina na política. A presidente alerta sobre a necessidade de aumentar o número de mulheres interessadas em fazer parte de grupos político-sociais.



Rosangela Gomes reflete que a proporção de mulheres no Poder ainda é baixa, apesar de o Brasil ter mulheres em postos-chaves da administração federal, a começar pela presidente da República, Dilma Rousseff. “As mulheres ocupam apenas 30% do cadastro de filiados do PRB, por exemplo. A meta é chegar a 50%. O objetivo é ter mais representação feminina em cargos de Poder, tanto nas lideranças dos estados quanto nas dos municípios”, disse.

Recentemente, em Genebra, a baixa proporção de mulheres ocupando cadeiras no Congresso Nacional foi motivo de cobrança dos peritos de um comitê das Nações Unidas. Os questionamentos aconteceram durante a apresentação do relatório apresentado pela ministra brasileira da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci.

De acordo com a representante do Brasil na Suíça, embaixadora Maria Nazaré Farani, o Brasil não conseguiu avançar muito. "Temos uma mulher como presidenta da República, temos duas mulheres ocupando as vices presidências do Senado e da Câmara, mas o número de deputadas e senadoras é muito baixo, apesar das mulheres serem maioria da população". A embaixadora considera que há avanço em termos qualitativos, mas não termos quantitativos.

Sobre o tema, a deputada Rosangela Gomes acredita na diminuição da lacuna através da atenção que o PRB oferece às mulheres dispostas a defender a qualidade social e a assumirem cargos de lideranças, tanto na gestão pública quanto privada. Rosangela Gomes antecipou que no mês de abril haverá um novo encontro com as coordenadoras do Brasil do PRB Mulher. “O principal objetivo desta reunião será o de alavancar a voz feminina nas decisões políticas. Como também, o de romper o desafio de realizar o 1º Congresso Nacional do PRB Mulher.”, revela.

De malas prontas para receber o Prêmio “Mulheres Distintas 2012” nos EUA, a republicana Rosangela Gomes parabenizou a todas as mulheres no Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje. “Não devemos perder a esperança de ser voz para desenvolver propostas para o nosso País. Que Deus abençoe a todas nós, mulheres, e nos dê força e coragem para assumir lideranças”.

Por Jamile Reis
Foto: Douglas Gomes

0 comentários:

Postar um comentário

Clique na foto para saber mais