quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Graça toma posse e declara ‘fidelidade incondicional’ à Dilma

Com a voz embargada, a nova presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, declarou na cerimônia de troca de comando ter "fidelidade incondicional" à presidente Dilma Rousseff, a quem agradeceu pela confiança pelo cargo.
"Externo minha fidelidade incondicional à presidente Dilma Rousseff. Agradeço a senhora e ao ministro Guido Mantega a confiança de entregar a mim o mais alto posto de uma das maiores empresas do mundo", declarou Graça.

Presente à cerimônia, Dilma fez elogios à Graça. "Sem sombra de dúvida com a Graça na presidência, a Petrobras estará em boas mãos. Conheço bem a capacidade de trabalho, a competência, a seriedade, com que a Graça se dedica. Não só a esta empresa, como a tudo que fez e faz na sua vida profissional", disse. "Graça saberá dar continuidade e ampliar as conquistas alcançadas pela Petrobras na gestão do nosso querido José Sergio Gabrielli."

Em seu discurso, Gabrielli disse que estava "triste" e "alegre" ao entregar o cargo à futura presidente da empresa, Maria das Graças Foster.

"Saio triste, porque encontrei pessoas extraordinárias nos nove anos que fiquei. Saio também alegre porque sei que Petrobras será presidida por pessoa de extrema capacidade, competência e companheirismo", declarou Gabrielli em discurso para cerca de 500 convidados no auditório da empresa no centro do Rio.

Para simbolizar a transferência do cargo, Gabrielli passou o crachá de presidente da Petrobras para Graça Foster.
 
Ele agradeceu à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela sua indicação e permanência no cargo. O discurso teve um tom de enaltecer suas realizações e ele fez questão de lembrar que os "interesses contrariados são muitos".

Ao se despedir do cargo, Gabrielli citou canções de Paulinho da Viola, Gonzaguinha e Daniela Mercury. "É hora da chegada na Bahia. Saio com sensação de dever cumprido. Saio com vontade de levar pra minha terra os aprendizados daqui. Lembro de Paulinho da Viola: ′Não sou eu que me navega, quem me navega é o mar`. Não consigo esquecer Gonzaguinha cantando: `Vou à luta com essa juventude, que não corre da raia à troco de nada`", destacou. Por fim, versões da boa baiana Daniella Mercury. "Dona Canô chamou eu vou. O chamado de Dona Canô, eu não posso negar."

Políticos e executivos presentes à cerimônia também elogiam a escolha de Graça Foster. Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), disse que a escolha de Graça é ótima para Petrobras.

"Eu já trabalhei com ela. É uma excelente gestora e tem uma capacidade técnica enorme. Conjuga o lado técnico e gerencial", disse Tolmasquim, lembrando que o consumo de energia deve crescer 4,5% esse ano.

Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe/UFRJ e ex-presidente da Eletrobras, ressaltou que não haverá mudanças substanciais com a posse da nova presidente da Petrobras, Graça Foster, já que o governo é o mesmo governo. Ele afirma que a escolha de Graça valoriza o técnico de carreira da estatal, já que a executiva não vem da política, embora, José Sergio Gabrielli tenha feito uma boa gestão.

"Eu me preocupo apenas com a produção. Já que Guilherme Estrella (ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobras) teve um papel importante na condução do conteúdo nacional", disse Pinguelli.

O presidente do Sindicato Indústria Naval (Sinaval) Ariosvaldo Rocha considera que a entrada de Graça na presidência dará mais agilidade à Petrobras.

"Ela tem o conhecimento técnico da empresa e do mercado. Ela mistura técnica e gestão", disse Rocha.

Murilo Ferreira, presidente da Vale, estão entre as pessoas que aguardam o início da cerimônia. Ferreira evitou fazer comentários, limitando-se a dizer que “hoje é a vez da Petrobras”.

Também estão no evento o empresário Eike Batista, o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento(BNDES), Luciano Coutinho, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel e a ministra do Planejamento Miriam Belchior, entre outros.


Por isso, crendo em mais conquistas finalizo dizendo que tenho esperança  de ver  mais  vitórias femininas. E sinto uma alegria muito grande de saber que uma mulher ocupa o mais alto posto do Governo do nosso País.
Ricardo Quirino

0 comentários:

Postar um comentário

Clique na foto para saber mais