sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Avanço no tratamento das olheiras

Cigarro, excesso de bebidas alcoólicas, café e até mesmo o período menstrual pioram o quadro, pois estimulam o fluxo sanguíneo e dilatam os vasos da região


Depois da acne, as olheiras são a segunda queixa dermatológica mais comum nos consultórios médicos. A hiperpigmentação sub-orbital, popularmente conhecida como olheira, “trata-se de uma pequena pele, muito delicada, que cobre a área dos olhos. Um acúmulo extra de melanina (pigmento que dá cor à pele) ou de vasinhos arroxeados nessa região, que acaba transparecendo facilmente na forma de olheiras”, explica o dermatologista Guilherme Szerman, da Clínica da Pele, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Segundo o especialista,  as olheiras podem ser definidas em  três tipos: vasculares, provenientes da dilatação dos vasos; pigmentares, que aparecem pelo excesso de melanina; e as bolsas profundas ou sulcos palpebrais, quando a pessoa acumula líquido ou gordura abaixo dos olhos.

Causas
Uma combinação de fatores leva à aparência final das olheiras. A genética tem um importante papel, uma vez que o escurecimento ao redor dos olhos aparece em diversos indivíduos, em plena juventude. O tratamento das olheiras surte melhor efeito quando se ataca o problema de acordo com a sua origem. Por isso, é bom conhecer as principais causas:

1- Racial ou genética - nesse caso, a "sombra" sob os olhos, causada pela pigmentação excessiva do local, aparece desde cedo. Olheiras arroxeadas, que surgem às vezes até na infância, normalmente estão relacionadas à predisposição genética e significam um excesso de vasinhos na região abaixo dos olhos, bem como deposição de melanina (pigmentação). Olheiras crônicas em geral são determinadas geneticamente e costumam acompanhar os membros de uma mesma família durante várias gerações. Quem apresenta predisposição para esse distúrbio deve evitar o excesso de álcool, cigarro e sal, pois esses fatores também intensificam o congestionamento dos vasos sanguíneos, mesmo porque as olheiras se agravam com o passar dos anos, devido à diminuição da circulação sanguínea na região das pálpebras.

2- Estresse e cansaço - é a olheira circunstancial, produzida por noites mal dormidas ou fraqueza nutricional, mas que pode se tornar crônico se as causas não forem corrigidas. Cigarro, excesso de bebidas alcoólicas, café e até mesmo o período menstrual pioram o quadro, pois estimulam o fluxo sanguíneo e dilatam os vasos da região.

3- Acúmulo de gordura sob as pálpebras - são as tradicionais bolsas empapuçadas que surgem devido à retenção de líquidos ou ao acúmulo de gordura nas pálpebras inferiores, formando uma saliência na pele e dando a impressão de olheiras. É a olheira da idade madura, pois as bolsas se agravam com o tempo. Aliada à frouxidão da musculatura palpebral, dá uma aparência de envelhecimento precoce.

Tratamentos
Diversas formas de tratamento e dicas surgiram para tratar a delicada área junto dos  olhos. Além dos famosos cremes, uma técnica que tem acumulado adeptos é o que há de mais moderno no tratamento das olheiras, segundo Szerman.

“O peeling atua como um remédio, tratando e despigmentando a pele de dentro para fora, sem ardência ou desconforto. São recomendadas, em média, de 5 a 10 sessões, com intervalos quinzenais”, explica.

O dermatologista explica que a Luz Intensa Pulsada (IPL Quantum) atua como uma grande arma na atenuação das olheiras.” Usando-se uma faixa de luz compatível com a melanina e a hemoglobina, podemos atuar com grande eficácia nestes dois pigmentos, atingindo, então, a pigmentação escura (melanina) e a azulada ou arroxeada (hemoglobina).”
Também serão prescritos remédios específicos para o uso em casa, de acordo com cada caso.

Dicas caseiras
Faça compressas geladas durante 15 minutos com chá de camomila, chá verde ou soro caseiro. A temperatura fria contrai os vasos e reduz a circulação sanguínea, diminuindo o inchaço e as manchas escuras na região. A solução mais fácil para esconder as olheiras ainda é apelar para os truques de maquiagem. Para disfarçar olheiras, use um corretivo de tom mais claro que a pele. Prefira os produtos que contêm filtro solar.

Fonte: Arcauniversal

0 comentários:

Postar um comentário

Clique na foto para saber mais