sexta-feira, fevereiro 11, 2011

........Mulheres do Século XXI

Socorro Araujo 
           
As mulheres do século XXI, tornaram-se independentes, além de desenvolverem algumas atividades domésticas no cuidado com os filhos e com a família em si, elas avançaram, em busca do crescimento profissional, ingressaram em Faculdades, Universidades  e muitas agora graduadas   exercem sua profissão com muito sucesso.
A exemplo da Dra Sylvia que venceu todos os desafios, preconceitos e hoje formada em Medicina com especialidade em Cardiologia, fala um pouco  da responsabilidade  que tem  como “ Mulher”  no  exercício  da sua  profissão, “A responsabilidade aumenta por ser um cargo que sempre foi ocupado por  homens, não podemos  decepcionar, mas mostrar que a mulher é capaz”, disse ela.
A Dra. Sylvia relata ainda, que existem preconceitos em diversas profissões de destaque na sociedade pelo fato de serem ocupada por mulheres.

 A Dra. Sylvia Carvalho de Oliveira é Pós-graduada em Medicina do Trabalho, Perícia Médica, Auditoria em Saúde, Psicanálise Clínica, Administração Hospitalar e Gestão Empresarial, é atual Presidente da Unimed de Brasília. Médica Cardiologista da Secretaria de Saúde do DF, Consultora em Auditoria em Saúde, Saúde Ocupacional e Gestão em Saúde suplementar.

  Na linha dos três, três perguntas para Dra Sylvia
Blog: É alto o índice de mulheres que sofrem problemas cardíacos aqui no DF?
Doutora: A incidência de doenças cardiovasculares, principalmente infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (derrame) nas mulheres, vem crescendo ao longo do tempo, isto devido a inserção da mulher no mercado de trabalho e sua emancipação, o que a tornou  a mulher vulnerável aos riscos que antes ameaçavam apenas os homens,estes riscos são:  estresse, vida  sedentária, fumo, ingestão de bebidas alcoólicas, e hábitos alimentares inadequados levando a obesidade e, alterações metabólicas como dislipidemia ( aumento do colesterol e triglicerídeos), vale ressaltar que algumas condições clínicas como Diabetes Mellitus (níveis elevados de açúcar no sangue) e hipertensão arterial (pressão alta) também são fatores importantes para o surgimento de doenças cardiovasculares, não podemos esquecer também que fatores hereditários são importantes também para o desencadeamento dessas doenças;Após a menopausa (ultima menstruação), período que a mulher apresenta alterações hormonais importantes, que ocorre  entre 48 a 51 anos, a incidência de doenças cardiovasculares é maior nas mulheres que nos homens .Isto se explica porque devido as alterações hormonais citadas ocorre aumento de riscos como dislipidemia(aumento do colesterol), tendencia  a obesidade, a mulher se torna mais sedentária e também neste período  há maoir probabilidade de surgir as doenças como Diabetes e hipertensão arterial
Blog:Qual a recomendação que a senhora para previnir esses tipos de problemas Cardiovasculares:
Doutora:
·         Pratica de atividade física regular combatendo a vida sedentária
·         Hábitos alimentares saudáveis evitando doces, massas e gorduras em excesso combatendo a obesidade e os distúrbios metabólicos (dislipidemia, diabetes mellitus, etc.)
·         Evitar consumo de cigarros e bebidas alcoólicas
·         Administrar as situações que podem desencadear o estresse, (procurar se manter de bem com a vida, evitando o mal humor e aborrecimentos desnecessários)


Blog:Qual o recado a senhora deixa para as leitoras de nosso blog?
Doutora: As doenças cardiovasculares têm sido a principal causa de morte nas mulheres após a menopausa, superando inclusive o câncer de mama.
Por isso a minha sugestão é que as mulheres devem fazer seus controles ginecológicos com freqüência, mas também, devem procurar realizar de maneira periódica avaliações com cardiologista, principalmente após a menopausa.
Lembrar também que a pratica de atividade física, adotar hábitos alimentares saudáveis e o controle de peso devem ser medidas a serem iniciadas o mais rápido possível, antes da menopausa.

“Mulheres como a Dra. Sylvia tem a visão do futuro e
conseguem enxergar muito além das dificuldades que lhe
são propostas, elas são Mulheres de um Olhar Diferenciado.”
Disse o Deputado Federal Ricardo Quirino(PRB-DF)

0 comentários:

Postar um comentário

Clique na foto para saber mais