quinta-feira, janeiro 12, 2012

Jovem e determinada, ela vai longe

Aos 20 anos, Thais Barbosa de Alencar já se formou em direito, passou na segunda fase da prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também foi aprovada em dois concursos públicos. Seu sonho de ser delegada de polícia, pode estar próximo de ser concretizado, tamanha a dedicação.




A dedicação de Thais Barbosa Alencar, 20 anos, sempre a deixou à frente de outros colegas, desde criança. Aos 7, a jovem já cursava a quarta série do ensino fundamental. Aos 15, passou no vestibular para direito. O resultado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não seria diferente. Recém – formada em direito e aprovada na segunda fase do teste da OAB. Thaís pode ser a mulher mais jovem a se tornar a advogada do Distrito Federal. O mais novo do DF até agora, um rapaz também de 20 anos, está inscrito na instituição desde agosto de 2011.

Para a jovem, que sonha ser delegada de polícia, o resultado da prova foi um presente de Natal. “Estudei bastante, me sentia preparada, mas fiquei receosa e com medo de não passar. Foi uma pressão muito grande sobre mim.” Ela colhe os frutos de tantos anos de estudo. Thaís encarou um exame temido por muitos estudantes de direito e imprescindível para o exercício da advocacia. “Acho que a idade não vai atrapalhar o início da minha carreira. Conviver com pessoas mais velhas que eu me ajudou a amadurecer mais cedo.” Neste mês, ela iniciou o processo para tirar a carteira profissional. Faltam apenas alguns documentos e a cerimônia, que deve ocorrer até março.

O incentivo para cursar direito veio da família. A mãe, Renata de Paula Barbosa, 36 anos, moradora de Ceilândia, trabalha há 13 anos em um escritório de advocacia. “Tenho um tio motorista que trabalha para um juiz e os outros dois filhos fizeram o mesmo que eu. Eles estão nos bastidores, mas foram decisivos para a minha escolha”. Hoje, a jovem é motivo de orgulho para a família e serve de exemplo aos mais novos. “Ela sempre nos deu alegrias. Desde cedo, quando começou a estudar, a gente via que tinha potencial. É muita emoção”, conta a mãe.

Preparação

Em 2006, aos 15 anos, Thaís fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estava no 3º ano. Ela conseguiu uma nota boa para cursar uma faculdade e inscreveu-se no Programa Universidade para Todos (Prouni). Estava em dúvida entre os cursos de matemática e direito, e, por influência da família, escolheu ser advogada. “Fiquei em quinto lugar dos 10 oferecidos para entrar na Universidade Católica e ganhei uma bolsa de 100%. Entrei um pouco ressentida, com dúvidas, mas logo me encantei com o curso”, revela, orgulhosa.

No segundo ano da faculdade, Thais começou a estagiar. Trabalhou durante dois anos no Fórum de Brazlândia do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e 11 meses na Companhia Energética de Brasília (CEB). No ano passado, o último na faculdade, deixou o estágio para fazer a monografia e se preparar para a prova da OAB. O sonho da independência sempre a motivou a estudar. Em 2011, ela foi aprovada nos concursos que prestou para o Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF) e para o Ministério Público da União (MPU). Também passou na primeira fase do teste para ingressar no Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Desde pequena, Thais teve seu potencial identificado pelos familiares. Orientados pela professora da escola, eles procuraram especialistas que diagnosticaram: a menina era superdotada. Foi quando os parentes decidiram muda-la de colégio, custeado pelo tio, o sargento Alessandro Roberto Barbosa, 35 anos. “Mas ela não enfrentou dificuldades, estava sempre adiantada e é motivo de muito orgulho para todos nós,” diz Alessandro.

Apesar de dedicar boa parte do dia aos estudos, ela guarda um tempo para ficar ao lado dos familiares, dos amigos e do namorado. Thais também praticou esporte quando criança: é faixa preta no caratê. Atualmente, faz parte de um grupo independente que ensina a prática a crianças carentes. O segredo para o sucesso, a jovem não sabe definir, garante que todos os frutos que colhe são resultado de anos de dedicação.

Fonte: Correio Braziliense


0 comentários:

Postar um comentário

Clique na foto para saber mais