segunda-feira, abril 04, 2011

Mulher e suas conquistas

 A mulher e suas conquistas de espaço na Sociedade



Mais de 50% das mulheres do Distrito Federal são chefes de família, sendo que muitas são organizadoras logísticas de suas casas, responsável por contribuir com sentimentos, na formação dos lares, além de trabalhar fora para o sustento da família, revelou a Diretora da delegacia especial de Atendimento a Mulher (DEAM) Mônica Chmielewiski Ferreira Loureiro e também a Secretária de Estado da Mulher Ogamir Amancia Ferreira.

Dra Mônica C. F. Loureiro
Esses dados fazem com que as especialistas questionem qual seria papel da mulher na sociedade?
 
            A maioria das mulheres do Distrito Federal tem escolaridade superior ao homem em termos de pós-graduação e ensino superior as mulheres estão na frente.Elas são uma parcela muito importante na sociedade onde há  necessidade de investimento no cuidado e na valorização das mesmas.
             
Dra Mônica conta que seu principal desafio dentro da DEAM é sensibilizar a sociedade que estamos em pleno século XXI e que as mulheres não podem mais serem vitimas de violência e maus tratos. “O desafio é sensibilizar a sociedade de que hoje existe a Lei Maria da Penha e ela tem que ser aplicada”, disse

Olgamir disse que pelo fato da mulher assumir papéis diferenciados na sociedade, ela não traduz ainda sua participação efetiva e real, pois os espaços alcançados estão muito além daquilo que tem condições de ocupar, explicou a secretária.
Secretária de Estado Ogamir Amancia Ferreira

Em relação à discriminação, a secretária declarou ser ainda muito grande por força do processo de dominação da cultura machista na sociedade, de forma que ela a –mulher- é chamada para ocupar espaços de execução e não os de gestão.
 “A maioria das mulheres que estão hoje no processo produtivo que é em torno de 46%, tem nível de escolaridade muito mais elevado que os homens, entretanto elas continuam trabalhando nas atividades operacionais.Porém quem estar nas atividades de planejamentos nas produtividades de mando de decisão são os homens. Nós ainda não conseguimos inverter essas lógicas”. Revelou Ogamir.

Ogamir Ferreira e a Mônica Loureiro são Mulheres com olhar Diferenciado.
                                                                         


Frase do Deputado

“A eleição e a presidenta Dilma Roussef,  ainda sobre os olhares preconceituosos de muitos, representa uma grande mudança do sentimento predominante mente   machista .Torço para que outras mulheres em breve cheguem as mesmas posições de destaque em todo o mundo.Nós teremos um mundo mais justo e igualitário a partir do momento em que a mulher  tiver liberdade para desenvolver o talento e a capacidade que ela tem. Principalmente pelo caráter materno e acolhedor.”

0 comentários:

Postar um comentário

Clique na foto para saber mais